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Observatório Social de Imbituba
Membros do Osimb


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O Observatório Social de Imbituba (Osimb), junto à Câmara de Vereadores de Imbituba, OAB Imbituba, Secretaria Municipal de Mobilidade, Fiscalização e Controle Urbano (Sefic), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Empresarial de Imbituba (Acim)​​​​, enviou um ofício à Ouvidoria do Ministério Público Federal (MPF), questionando uma sentença da Justiça Federal que intimou a Celesc a impedir o fornecimento de energia elétrica sem a anuência da SEMA, declarando que os imóveis não encontram-se localizados em APP​. 2523

Em virtude do aumento de casos de Covid-19 que assola o país e já chegou a Imbituba, o Observatório Social de Imbituba (OSIMB) emitiu nota direcionada ao prefeito da cidade, Rosenvaldo da Silva Júnior, sugerindo o adiamento da Festa do Camarão de 2022. O Portal AHora reproduz a nota na íntegra 1823

A cooperativa de catadores de Imbituba foi autuada e teve as atividades embargadas por falta de um licenciamento ambiental que busca há dois anos. É incômodo saber que a justificativa para tamanho atraso em conceder o licenciamento diz respeito a um passivo ambiental causado pela própria Prefeitura devido aos muitos anos que o local foi usado como lixão a céu aberto. São penalizados os que não têm responsabilidade disso e tentam mudar as coisas. Chega a ser contraditória que uma entidade ambientalmente responsável enfrente dificuldades em obter o licenciamento ambiental. 2603

Estamos vivendo um período interessante: temos que romper com práticas do passado ambientalmente prejudiciais e ao mesmo tempo construir uma nova realidade. Vivemos em um momento que exige rupturas com tudo aquilo que não se quer mais e de necessidade de construção de novas estruturas. Essa pressão por mudanças vem da emergência climática e dos marcos legais vigentes, além de uma nova consciência coletiva. A boa notícia é que possibilidades tecnológicas existem. Mas essa nova realidade exige esforços e investimentos coletivos, dos agentes do Estado, do mercado e da sociedade. 1282

Você não faria um esforço para deixar de gastar R$ 1.100.000,00 todos os anos com um serviço para o qual você já tem uma estrutura quase pronta, sendo que esta estrutura própria tem o dobro da capacidade da estrutura locada? Por que outras cidades contrataram e entregaram para uso da população o mesmo projeto, dentro do prazo e do preço estipulado? Seriam eles mais competentes do que nós? Só para citar um exemplo, em Criciúma duas obras idênticas foram concluídas no prazo e a população usufruindo do benefício que sequer temos a promessa de receber. 1273

Somos totalmente favoráveis à compra de um veículo novo para atender com segurança e conforto às necessidades administrativas e de viagens a serviço do Gabinete da Prefeitura, de modo que os mandatários não tenham mais que utilizar seus veículos particulares nas atividades funcionais; Nossa divergência nessa compra é sobre o padrão das características previstas para o veículo, muitas destas consideramos desnecessárias, que tendem a elevar o patamar de custo de aquisição e manutenção, e que são também reconhecidas pela maioria da sociedade como itens “de luxo”. 3191

O Observatório Social de Imbituba (OSB-Imbituba), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Imbituba, Cáritas Diocesana de Imbituba, Associação Empresarial de Imbituba (Acim) e Ordem dos Advogados do Brasil – OAB seccional de Imbituba entregaram ao Prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior, na última quinta-feira (18), um ofício com sugestões de ações e medidas que julgam necessárias e dentro do alcance do poder público para serem efetivadas. Ação coletiva foi motivada pelo momento atual da Saúde e de preocupação com agravamento do cenário sanitário, social e do aumento da crise econômica. 2282

Tivemos a curiosidade de conhecer os números dos boletins Coronavirus publicados diariamente pela Prefeitura de Imbituba e ver o que ele nos dizem sobre a nossa situação local. Sabemos que o estado inteiro encontra-se em nível gravíssimo, com expressiva piora em todos os indicadores. E situação semelhante está por quase todo o país. Mas, e em Imbituba? Como está exatamente? Foi isso que fomos ver nos números divulgados nos boletins coronavirus da Prefeitura, o que nos deixou impressionado com a gravidade, e compartilhamos com vocês. 2148

Quando elegemos um candidato(a) a vereador(a), é para que nos represente na função legislativa e fiscalizadora das ações da prefeitura. Até hoje não consta que nenhum candidato a vereador tenha dito expressamente coisa do tipo “...quando for vereador irei aceitar convites do prefeito para exercer outros cargos...” ? Tal conduta pode ser considerada até mesmo uma traição da confiança depositada no voto. A prática constitui uma perigosa deformidade da democracia para o interesse coletivo, pois passa a servir prioritariamente à dinâmica de interesses partidários, do “toma lá, dá cá”. 1563

O OSB-IMBITUBA divulgou as ações da entidade durante o período de pandemia. Essa nova realidade emergencial assolou o mundo inteiro em dificuldades e infligiu a necessidade de adequações e mudanças (o tão falado novo normal). Somos sensíveis às aflições de toda a sociedade, famílias, empresas, entidades, autoridades e servidores públicos, principalmente aqueles da linha de frente que encaram riscos e responsabilidades. Também enfrentamos nossas novas dificuldades, até mesmo financeiras. Mas a despeito das dificuldades e tristezas, convém destacar e elogiar o espírito de solidariedade 1976

O Observatório Social de Imbituba lançou nesta terça-feira (30) uma avaliação do nível de transparência no combate à COVID-19 no município. Metodologia foi desenvolvida pela Transparência Internacional - Brasil para o Ranking de Transparência no Combate à COVID-19 com o objetivo de identificar e promover as melhores práticas de transparência nas informações referentes às contratações emergenciais realizadas em resposta à pandemia. A escala vai de zero a 100 pontos, na qual zero (péssimo) e 100 (ótimo) indica que ele oferece alto grau de transparência. 2767

No encontro, demos um importante passo para melhorar a vida destas pessoas que hoje trabalham em condições precárias. Ficou decidido pelas lideranças da cidade... 1817

O Observatório Social de Imbituba vem a público manifestar a sua preocupação com o significativo aumento dos custos de coleta e destinação de resíduos sólidos, conforme previsto no Edital de Concorrência Pública nº 01/2019 – Processo 03/2019 que prevê contratação de até R$ 6.568.416,00 1763

O Código de Defesa do Usuário (13.460 de 26 de junho de 2017) virou lei e deu um prazo de dois anos para que prefeituras e governos em todo o país se preparassem para sua implantação. Ele vai passar a valer para cidades com menos de 100 mil habitantes, como Imbituba, Garopaba, Laguna, Paulo Lopes e Imaruí e sendo aplicado assim em todo o território nacional. 1898

As situações tiveram a Associação Empresarial de Imbituba como contratada, com investimentos que somados ultrapassam R$ 100 mil. 2160

Imbituba inicia a construção de seu primeiro Plano de Mobilidade Urbana. Este plano é essencial para promover o crescimento econômico – geração de empregos e renda – e garantir a qualidade de vida de nossa comunidade, visitantes e turistas. 3510

O Observatório Social de Imbituba convida as pessoas interessadas em colaborar com a cooperativa de catadores de Imbituba a fazer parte do Conselho Social Voluntário da Cooperativa, agregando colaboração propositiva na área administrativa e operacional 2352

Audiência Pública que será realizada no dia 28 de agosto, 19h00, na Câmara de Vereadores de Imbituba, irá apresentar para a sociedade a proposta de alteração do zoneamento (Plano Diretor) da região do Campo da Aviação – área do aeroporto e seu entorno. 3025

O maior gasto continua sendo com despesas de viagens para capacitações. Neste ano já foram gastos (somadas diárias, passagens e inscrições) R$ 42.188,31. Será que esses “investimentos” em capacitação atendem mais ao interesse público ou das empresas que promovem e realizam esses eventos? 2846

Elaboramos um gráfico baseado nos dados do Portal da Transparência para enxergarmos como está a evolução quantitativa destas nomeações na Prefeitura e na Câmara ao longo das últimas gestões 4200




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