Publicidade


Notícias


Pesquise


PERIGO: Em Imbituba, casal captura cobra coral e a leva ao quartel dos Bombeiros após o réptil picar e matar seu animalzinho de estimação Meio Ambiente

PERIGO: Em Imbituba, casal captura cobra coral e a leva ao quartel dos Bombeiros após o réptil picar e matar seu animalzinho de estimação

por Redação 20-11-2023 há 1 semana 3826

  • Tweet

Publicidade

Um casal, morador do bairro Roça Grande, região Sul de Imbituba capturou e levou ao Quartel do Corpo de Bombeiros uma cobra coral, possivelmente do tipo Micrurus corallinus, uma das 11 espécies de cobras venenosas que podem ser encontradas em Santa Catarina.

O réptil tinha aproximadamente 70 cm e sua picada matou um cachorro da raça pincher durante o final de semana na residência do casal que teve a consciência ambiental de levar o animal até o CBM de Imbituba.

Segundo o biólogo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Tobias Kunz, que é especialista em Herpetologia, especificamente, são encontrados três tipos de cobras peçonhentas em nossa região: a Jararaca comum (Bothrops jararaca), a Jararacuçu (B. jararacussu), além da Microrus corallinus.

O biólogo ressalta que os dias de muito calor depois de chuvas são os mais propícios para os aparecimentos dos répteis. Sendo a Jararaca e a Jararacuçu mais ativas ao anoitecer.

A ação correta em casos como este, conforme explica o especialista, é manter distância e aguardar até que os Bombeiros ou a PM cheguem com material adequado pra recolher o animal.

Para evitar o aparecimento de animais peçonhentos venenosos, segundo o entendimento de médicos-veterinários, o indicado é apostar em prevenção e tomar muito cuidado. O mais correto, segundo eles, seria evitar, no ambiente, situações que possam gerar esse tipo de ocorrências e não sair “matando cobras”, que além de não vai resolver, traz ainda riscos à pessoa.

O ideal é controlar a quantidade de matéria orgânica no terreno, assim como ração de animais ou alimentos, para que não chame ratos, e os ratos por consequência chamem as cobras.

Em locais com alta incidência de cobras, a dica é murar o terreno, sendo assim, o réptil não tem acesso ao interior da casa.

Kunz destaca ainda que os moradores de áreas próximas a regiões de mata não têm como evitar o eventual aparecimento de serpentes. Portanto, o indicado é ter atenção aos sinais e se prevenir.

Foto Ilustrativa

    Palavras-chave
  • Imbituba
  • cobra
  • coral
  • morte
  • cachorro
  • cão
  • poodle
  • corpo
  • Bombeiros
  • Arroio
  • réptil
  • animal
  • peçonhento
  • captura
  • casal
  • venenosa
  • serpente
  • perigo
  • cobras
  • venenosa
  • Tweet

As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 9 9115.3099
Inbox no Facebook

portalahora@gmail.com

Localização

Imbituba - SC Brasil