Considerando as chuvas registradas desde o dia 14 de novembro, passa para 67 os municípios atingidos que registraram as ocorrências junto à Defesa Civil do Estado.
Subiu para 71 o número de cidades em situação de emergência, sendo 11 em estado de calamidade pública: Trombudo Central, Rio do Sul, Vidal Ramos, Rio do Oeste, Pouso Redondo, Botuverá, São João Batista, Agrolândia, Braço do Trombudo, Agronômica e Lontras.
Na tarde deste domingo, 19, o governador Jorginho Mello esteve no Alto Vale do Itajaí, acompanhando os estragos e em reuniões para agilizar a assistência do Estado. O governador e equipe estiveram em Rio do Sul, Trombudo Central, Rio do Oeste, Agrolândia, Agronômica e Taió.
“Nós temos que erguer a cabeça e enfrentar. As famílias já estão limpando tudo para recomeçar a vida e eu como governador já disse aqui que vamos encarar isso. Eu quero fazer o que ninguém conseguiu fazer para mudar essa triste realidade no nosso estado. Dinheiro a gente vai atrás. Com a ajuda dos poderes vamos constituir um fundo permanente e vou conversar com o Governo Federal. Queremos saber o que já veio de recursos e o que virá de fato para as prefeituras”, destacou o governador Jorginho Mello.

A Região Oeste continua sendo a mais impactada. As ocorrências estão relacionadas com as fortes chuvas, temporais, inundações, vendavais, alagamentos, granizo e enxurradas. Vale ressaltar que existem informações de municípios com ocorrências que ainda não foram reportadas para a SDC pois as equipes técnicas estão em atendimento nos municípios.
De acordo com o Relatório elaborado e emitido pela Diretoria de Gestão de Desastres, da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), ocorreram três mortes, sendo duas mulheres, no município de Taió, no dia 16 de novembro, e um homem no município de Palmitos. Já na noite de sexta-feira, 17, um homem desapareceu em Praia Grande.
Itens de Assistência Humanitária
Abrigos Abertos
Até o momento, 37 municípios estão com abrigos abertos e 5.858 pessoas estão desabrigadas. Quanto às pessoas desalojadas, segundo a Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família de Santa Catarina (SAS), o número de pessoas desalojadas ainda está sendo contabilizado por muitos municípios, por isso, ainda não é possível divulgar esse dado.
Situação das rodovias catarinenses
:: Acesse aqui o mapa digital da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (SIE), com a situação das rodovias estaduais em tempo real.
PREVISÃO DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
A segunda-feira (20) inicia com formação de nevoeiros entre o Meio-Oeste e o litoral, que dissipam ao longo da manhã, dando lugar ao sol que passa a predominar em grande parte do estado na maior parte do dia. Entre a tarde e à noite, a nebulosidade aumenta por SC e há chance de chuva fraca e isolada no Grande Oeste devido à combinação de calor e umidade (onde também há possibilidade de temporais bem isolados neste período) e no Litoral Norte devido à circulação marítima, com risco baixo para ocorrências associadas. O vento varia de nordeste a leste com rajadas de 30 a 50 km/h à noite no Litoral Sul.
As temperaturas mínimas ficam próximas dos 10°C na Serra e variam entre 13°C e 19°C nas demais regiões. As máximas chegam aos 34°C no Oeste e Extremo Oeste, variam entre 25 e 30°C no Meio-Oeste, Planalto Norte e no Litoral Sul e marcam entre 22°C e 26°C nas demais regiões.
O risco segue alto para deslizamentos e inundações graduais devido aos volumes de chuva ocorridos nos dias anteriores. Mar calmo, com ondas de direção sul/sudeste entre 0,5 m e 1,0 m e picos de 1,5 m em toda a costa catarinense.

TERÇA-FEIRA (21)
Na terça-feira (21) espera-se a formação de nevoeiros entre a madrugada e a manhã do Meio-Oeste ao litoral e no estado o dia fica com variação de nuvens, intercalando com momentos em que o sol aparece.
Entre a tarde e à noite o tempo muda em toda SC, com o retorno das pancadas de chuva e temporais isolados associados a raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e alagamentos pontuais, em especial do Extremo Oeste ao Litoral Sul, devido ao forte calor combinado a formação de uma nova frente fria no RS.
O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais.
As temperaturas mínimas variam entre 12 e 16°C nos planaltos, oscilam entre 20 e 24°C no Oeste e Extremo Oeste e marcam entre 15 e 21°C no restante do estado. As máximas variam entre 26 e 31°C no Planalto Sul, Vale do Itajaí, na Grd. Florianópolis e no Litoral Norte, e marcam entre 30 e 35°C nas demais regiões.
QUARTA-FEIRA (22)
Na quarta-feira (22), a frente fria avança pelo estado associada a um sistema de baixa pressão, mantendo o tempo instável com chuva em todas as regiões.
As pancadas de chuva e temporais isolados, que vêm acompanhados de descargas elétricas, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva intensa, já iniciam no período da manhã pelas regiões de divisa com o RS, indo em direção às demais áreas ao longo da tarde. O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais. O vento varia de sudoeste a sudeste, com fraca intensidade.
À tarde, as temperaturas máximas variam entre 25°C e 28°C no Grande Oeste e de 23 a 26°C nas demais regiões.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Ao longo da quinta-feira (23) a frente fria avança por SC associada a um sistema de baixa pressão, mantendo o tempo instável com chuva em todas as regiões, que por alguns momentos ocorre de forma intensa e acompanhada por temporais, com raios, rajadas de vento e granizo. Entre a madrugada e a manhã da sexta-feira (24), o sistema convectivo segue atuando e provocando chuva no Grande Oeste e do centro ao norte do estado, mas com o afastamento da frente e a entrada de um sistema de alta pressão na sua retaguarda, o tempo estabiliza em todas as regiões e a chuva para entre a tarde e à noite.
-
Palavras-chave
- clima
- Epagri
- Ciram
- Imbituba
- Garopaba
- temperatura
- chuva
- sol
- calor
- litoral
- sul
- pancada
- trovoada
- região
- previsão
- tempo
- Defesa
- Civil
-
- Tweet