Publicidade


Notícias


Pesquise


Safra da tainha encerra com saldo positivo em Garopaba e Imbituba Economia

Safra da tainha encerra com saldo positivo em Garopaba e Imbituba

por Redação 02-08-2017 há 4 anos 2293

  • Tweet

Publicidade

Terminou nessa segunda-feira (31) a Safra da Tainha 2017, período de captura da espécie, que passa pelo nosso litoral em busca de águas mais calmas para a reprodução.

Em virtude disso, há anos, os meses de maio, junho e julho são marcados pela grande atividade de pesca, principalmente embarcada, e praias fechadas para surf e outros esportes. Os acordos são firmados entre as colônias de pescadores, associações de surf e a administração das cidades, marcando pontos preferenciais de pesca nas praias.

Na Colônia de Pescadores Z-12, em Garopaba, foram capturadas 77 toneladas e meia, número considerado razoável pelo presidente Jair João Ribeiro. “Apesar das restrições do MAP (Ministério de Agricultura e Pesca), que sorteou as embarcações, e do aguardo da liminar da Federação de Pesca, ainda foi uma safra razoável”, explica. Segundo seu Jair, diversos pescadores ficaram de fora da pesca por não estarem de acordo com as especificações da portaria do MAP com relação ao tamanho das embarcações e das malhas, por exemplo. “A liminar de liberação para muitos pescadores chegou só no dia 1º de junho, quando a atividade já estava liberada desde o dia 15 de maio”, lembra.

Já na Colônia Z-13, em Imbituba, o presidente Volnei Silveira acredita que as condições do tempo foram as maiores causas para queda na safra. Em todo o município, foram 98 toneladas esse ano. “Em relação ao ano passado, a temporada não deixou a desejar, foi boa. Foi menor que as 150 toneladas de 2016, mas as condições do tempo não ajudaram na abertura, além da burocracia das licenças, que atrasaram e deixaram os pescadores apreensivos.”

Ele explica que agora, a pescaria se dá em torno da Anchova, da Abrotea – também conhecida como Brota – e da Corvina. Esses peixes são encontrados mais ao fundo do mar e por vezes nos costões, mas o local da sua pesca dificilmente coincide com pontos turísticos e esportivos da costa.

Fonte: Portal Gmídia 



    Palavras-chave
  • tainha
  • safra
  • pesca
  • Garopaba
  • Imbituba
  • Tweet

As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 9 9115.3099
Inbox no Facebook

portalahora@gmail.com

Localização

Imbituba - SC Brasil