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Yoga e Consciência: Qual o aprendizado e a atuação que nos solicita o momento presente? Artigos

Yoga e Consciência: Qual o aprendizado e a atuação que nos solicita o momento presente?

# por Karin Véras 07-04-2020 há 1 ano 1322

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Estamos reativando a coluna para refletirmos sobre o momento que estamos vivendo e nos conectarmos com algumas ações necessárias para o bem-estar pessoal e coletivo. Buscando perceber que esse período de recolhimento solicita um novo olhar para nós mesmos, para nosso círculo familiar, vizinhos, amigos, comunidade, cidade, país, sociedade, Planeta.

Se de um lado a crise é mundial, de outro ela também nos faz retornar às nossas casas e proximidades, ao mesmo tempo em que nos interconecta com tudo e com todos ao nosso redor. Assim, cada ação que fizermos no âmbito individual, grupal, político, social, religioso, artístico-cultural e ambiental vai reverberar em nossa vida e na dos demais. Nunca foi tão imperativo alinharmos com consciência nossa atuação desde o cuidado com nossos corpos-mentes até o cuidado com todas as pessoas afetadas e que nos afetam nesse momento.

Para o cultivo do corpo e da mente a sugestão é criar novos hábitos e rotinas condizentes com os desafios presentes, buscando reforçar uma alimentação nutritiva, se possível de agricultura familiar e/ou agroecológica, uma rotina de exercícios (alongamento, yoga, dança, etc..), incluindo exercícios respiratórios que modulem a capacidade pulmonar, atividades de estudo e profissionais alinhadas ao ambiente domiciliar. Lembrando, ainda, de nutrir a mente com conteúdos qualificados, seja com boas leituras, filmes, escuta de palestras esclarecedoras, e momentos de arte e descontração com pintura, música, jogos, etc. Além de cozinhar, limpar, conviver, enfrentar conflitos, conciliar... e uma pausa para meditar!

É claro que em determinados momentos a casa vai ficar apertada, o medo vai chegar, o bicho vai pegar, a ansiedade vai bater na porta. Por isso mesmo a dica é buscar manter alguma disciplina e ritmo para as atividades e, por outro lado, abrir-se ao inesperado, ao imprevisto, às demandas de cada instante, com atenção sustentada no momento presente e seguindo o velho ditado: um passo depois do outro e um dia de cada vez!

Para quem percebe a profunda interconexão humana da qual somos parte, o momento nos convida, igualmente, para um olhar além de nós mesmos e de nossa família mais próxima, expandindo nossas ações à coletividade, em atenção cuidadosa a tantos que perderam seu emprego, que perambulam pelas ruas sem alimento, outros em pânico e sofrimentos diversos; precisando de um amparo material, emocional e espiritual.

A partir desse cenário micro e macro pessoal e social, estaremos postando aqui algumas sugestões de exercícios para o corpo e a mente à luz do yoga, bem como algumas ações sociais às quais você pode apoiar, beneficiar-se ou se engajar. Também aceitamos sugestões de outras ações que estejam sendo realizadas em sua localidade, ou mesmo sugestões para outras ações que possam ser criadas a partir das habilidades e recursos dos leitores em prol de alguém, alguns, um grupo, a natureza, a sociedade.


Exercício de proteção com visualização criativa: 

O convite hoje é para se sentar numa posição confortável, com a coluna ereta, aquietar-se por 5 a 10 min, com os olhos fechados, para criar um campo de proteção ao redor do corpo. Leve sua atenção para o topo da cabeça e desde ali comece a desenhar um fio de proteção de cor dourada com cerca de 2 cm, descendo pelo lado direito do corpo, descendo pela cabeça, pescoço, braços, mãos, alcançando o dedo minguinho, contornando cada dedo, depois subindo pela parte interna do braço direito até chegar à axila, descendo pela lateral direita do tronco, percorrendo a lateral da perna direita até o dedo mínimo do pé direito, contornando cada dedo e voltando a subir pela parte interna da perna direita até chegar aos genitais. Dali vai desenhando o fio de luz pela lateral interna da perna esquerda e assim sequencialmente, percorrendo todo o lado esquerdo do corpo até chegar no topo da cabeça onde iniciamos o exercício. Chegando no topo da cabeça esse fio dourado se fecha selando o corpo com a proteção da luz. 

Opcional: colocar uma música relaxante de fundo durante a realização do exercício.

Abaixo indicamos alguns links de projetos sociais que você pode conhecer, apoiar, engajar-se, inspirar-se. Vamos juntos nessa corrente do bem. Cuidando de nós mesmos e de mais alguém!

Projeto Amor em Movimento: terapeutas de diversas modalidades com atendimento on-line e renda destinada à população em vulnerabilidade social
www.inspiramor.org/amor-em-mov...

Projetos do Instituto Pe. Vilson Groh IGV/Fortalecendo a corrente do bem: alimentando comunidades em situação de vulnerabilidade social
www.redeivg.org.br

Solidariedade sem Fronteiras: apoio a população de refugiados imigrantes em vulnerabilidade social
https://circulosdehospitalidad...

Projeto Vamos alimentar a Esperança – distribuição de marmitas veganas para a população de rua de Florianópolis
Instagram: @shira_culinaria_saudavel  F.(48) 999418101


Gabinete emergencial Marquito: ações governamentais de urgência voltadas à garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional em tempos de Crise.
Conheça e assine a Carta Proposta do Mandato Agroecológico pela Garantia do Direito Humano a Alimentação Adequada em Tempos de Crise
www.marquitoagroecologia.com

Karma Yoga com Alecrim Correia
Práticas regulares de Yoga, Meditação, Cantos, rezos e mantras pelo facebook e Instagram
Ver programação em:
Facebook: Alecrim Correia 
Instagram: alecrim.correia

Eu sou Karin Maria Véras, jornalista, antropóloga e dançarina-yogue. Pratico e ensino Yoga Integral, Yoga para Crianças e Dança Espontânea em Florianópolis, e tenho especial interesse na interface Yoga/Arte/Educação/Meditação. Convido-os a embarcarem comigo nessa jornada de autoestudo, abertura de consciência e ação (atuação), baseada nos princípios do yoga. Lembrando que, como disse o poeta, político e yogue Sri Aurobindo: “A Vida toda é Yoga”

Contato: karinveras@hotmail.com
Instagram: karinmveras

Namastê!
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