Publicidade


Notícias


Pesquise


HOMENAGEM: ENRIQUE ALFREDO LITMAN - UMA VIDA DEDICADA À PRAIA DO ROSA E À CAUSA DAS BALEIAS FRANCAS Turismo

HOMENAGEM: ENRIQUE ALFREDO LITMAN - UMA VIDA DEDICADA À PRAIA DO ROSA E À CAUSA DAS BALEIAS FRANCAS

por Administrador 29-04-2021 há 7 mêses 1117

  • Tweet

Publicidade

MEMBROS DA PROA SE COMOVEM NA DESPEDIDA DESSE HOMEM QUE SE DEDICOU À CAUSA DAS BALEIAS FRANCAS E À PROMOÇÃO DO TURISMO SUSTENTÁVEL NA REGIÃO


Argentino de nascimento, mas rosense (“PDR”) de coração. Enrique Litman adotou a Praia do Rosa como seu porto seguro e fez dela não apenas um local de moradia, mas seu propósito de vida. Desde que chegou ao litoral catarinense sua missão ficou muito clara: trabalhar pela valorização das maravilhas da natureza agregando pessoas que se unissem à causa do turismo sustentável. Enrique sempre foi intenso, daqueles homens que não passam despercebidos, um ser humano diferenciado que estabelecia amizade por onde passava e enchia a vida de entusiasmo. Assim, conquistou a comunidade, autoridades nacionais e internacionais e teceu laços fortes e fraternos que jamais se romperão.


Na pequena baía da Praia do Rosa, que por seu incansável trabalho de promoção do destino no exterior, conquistou o título de “uma das 10 baías mais lindas do mundo”, Enrique viu nascer e crescer sua família. Além dos filhos e netos naturais, adotou as baleias francas que visitam o litoral catarinense todos os anos. Por elas lutou bravamente favorável pelo turismo embarcado de observação de baleias, ciente de que o reconhecimento e a valorização do espetáculo promovido pelos enormes mamíferos aquáticos, além de representar segurança à espécie pela visibilidade gerada, poderia melhorar economicamente a realidade local. Também inseriu a querida Praia do Rosa no seleto “Le Club des Plus Belles Baies du Monde”, ONG com sede em Vannes (França), que conta com a chancela da UNESCO. E, pelo Clube, rodou o mundo apresentando o destino.

Igualmente, vislumbrava o potencial do turismo de observação de pássaros (bird watching) como estímulos ao desenvolvimento sustentável por meio da comunhão do Homem com a natureza. O respeito que tinha pelo entorno o fez lutar pela elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável de Imbituba e o manteve na presidência da PROA (Pousadas do Rosa Associadas) por 22 anos. Além disso, o fez membro do Conselho Municipal de Turismo de Imbituba (COMTUR) e criador do Instituto Baleia Franca (IBF). Às novas gerações da Praia do Rosa, serviu como exemplo pela garra, determinação, respeito e por ser um homem que sonhou e seguiu as trilhas da sabedoria para conquistar seus projetos e para melhorar as condições de vida de seu paraíso chamado Praia do Rosa. 

Os amigos se despedem com tristeza de Enrique, mas com a certeza de que seu legado e lembranças serão sempre motivo de alegria:  - Guerreiro, amigo, vá em paz!
    Palavras-chave
  • Imbituba
  • homenagem
  • Enrique
  • Litman
  • praia
  • Rosa
  • Turismo
  • Sustentável
  • Proa
  • PROA
  • Tweet

As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 9 9115.3099
Inbox no Facebook

portalahora@gmail.com

Localização

Imbituba - SC Brasil