Publicidade


Notícias


Pesquise


Pousada em praia de Garopaba chama atenção de turistas ao remontar em detalhes a Vila do Chaves e expor um museu de brinquedos com 150 peças Turismo

Pousada em praia de Garopaba chama atenção de turistas ao remontar em detalhes a Vila do Chaves e expor um museu de brinquedos com 150 peças

por Administrador 12-11-2021 há 2 mêses 13929

  • Tweet

Publicidade

Quem nunca sonhou em visitar a vila onde mora o Chaves, a Chiquinha, Quico e grande parte da turma do clássico seriado mexicano? Como se não bastassem os incontáveis encantos naturais da praia da Gamboa, o paradisíaco balneário garopabense ganhou novos atrativos para turistas e moradores. Isso porque o servidor público Thiago Nascimento Oliveira, de 37 anos, proprietário da pousada Recanto La Ballena, charmosa hospedaria que já contava com diversos elementos da cultura e folclore mexicanos e do surfe, deixou seu empreendimento ainda mais lúdico e atrativo para crianças de todas as idades.

 

Praia da Gamboa, no Norte ao Garopaba

Neto do casal nativo do Ribeirão de Paulo Lopes Santelina Demétrio Nascimento e Osni Nascimento, Thiago, a mãe e o os avós hoje residem em Florianópolis, mas são assíduos frequentadores, desde suas infâncias, da Praia da Gamboa. E foi na casa da família onde hoje funciona a pousada Recanto La Ballena que ele remontou, minuciosamente, a Vila do Chaves, mais precisamente no pátio que antecede a garagem do imóvel adquirido pelos pais há mais de duas décadas, quando ele ainda era um adolescente. 

Avós de Thiago, Osni e Santelina têm 86 e 84 anos



A riqueza de detalhes da réplica do seriado mexicano exibido há mais de 35 anos na TV brasileira e cultuado por gerações em todo o mundo impressiona e emociona visitantes. Com direito ao velho barril onde vivia o personagem principal, a Vila ainda reproduz fidedignamente as gaiolas com pássaros, brinquedos, escada, piso e traz caricaturas do desenho animado dos personagens nas portas do “condomínio” onde também viviam seu Madruga, dona Florinda e a Bru... quer dizer, dona Clotilde, do 71. 


Botijões de gás, vassouras, cores idênticas nas paredes, vasos de flores, caixotes e posições dos objetos semelhantes à vila original da TV remetem a um lugar especialmente guardado na memória de cada um. 

“Sempre gostei do Chaves e criei a Vila em homenagem ao Roberto Bolaños, criador dos seriados e que nos deixou há alguns anos. A pousada já tinha a temática mexicana, inclusive com bonecos miniaturas do Chaves e do Quico na decoração. Um dia, olhei para eles e pensei: vou tentar fazer a Vila no pátio. Tirei medidas e não precisei mexer em muita coisa na estrutura. O desafio foi fazer em um espaço já existente, A maior dificuldade foi confeccionar o botijão, pois deste só existe no México. Então, tudo foi feito ou adaptado de forma artesanal”, conta Thiago, cuja mãe e os tios também têm casas na região da Gamboa.  




No acesso aos seis apartamentos, quatro para casais e dois para mais de três hóspedes da charmosa pousada, o visitante ainda encontra um mural com fotos raras e curiosidades dos personagens do seriado, fruto da intensa pesquisa feita por Thiago não só para as informações, mas para a construção da sua Vila.


Thiago posa para foto na Vila do Chaves, no estilo "seu Madruga"

“Foi complexo pesquisar todos os detalhes da Vila, principalmente a tonalidade das cores de cada casa. Tive que passar um gel envelhecedor nas paredes e deixa com aspecto de coisa antiga. Recortamos cada piso montando um quebra-cabeça em todo o pátio. E por último finalizei com a risca do jogo de Amarelinha, em frente à casa da dona Clotilde. Quando a Vila ficou pronta, foi uma sensação única, uma emoção por conseguir colocar toda ideia que estava no meu imaginário em prática”, recorda, emocionado.




Ele conta que quando começou a colocar a decoração da Vila, gaiola, botijão e outros itens, vendo a transformação em cada detalhe, mal pôde crer em seu feito.

“Nem acreditei que consegui chegar nessa etapa. Recebi a visita de uma amiga que veio tirar umas fotos da pousada. Ele esteva aqui antes da criação da vila, e quando viu todo cenário ficou encantada e disse que era surreal toda mudança que foi feita”.


Pátio e as garagens antes da reforma que transformou lugar em Vila do Chaves


Museu dos Brinquedos

Mas quem visita a La Ballena, cujo nome é referência às baleias-francas que costumam roubar a cena na Gamboa, também viaja no tempo ao contemplar o Mini Museu do Brinquedo, nostálgico espaço situado entre a Vila e a entrada para os quartos. Sempre em constante formação, a exposição inspirada no Museu do Brinquedo de Pomerode, no norte do Estado, já conta com um acervo de cerca de 150 peças, que vão desde a década de 1960 até os dias atuais. 

"Tudo começou quando desmontei o roupeiro antigo de casa. Nele, encontrei, em um velho baú, brinquedos que nem lembrava mais que tinha, todos dos anos 80. Eram bonecos do Jaspion, Jiban, Jiraya, bolinhas de gude, pião, coleção de cartão telefônico, etc.. Foi onde passei a colecionar. Perguntei à minha mãe onde estava o restante, mas a maioria ela tinha doado. Então comecei a ir atrás de brinquedos antigos e sigo garimpando na internet”, conta Thiago que hoje trabalha na parte administrativa da Casan, na Capital.


Catalogadas e reunidas há cinco anos, as peças vêm da coleção particular de Thiago, de doações e de compras pontuais pela internet. Entre os brinquedos à mostra estão itens colecionáveis das marcas Estrela, Tec Toy, Glasslite, Bandeirante. Bonecos, bonecas, jogos, os clássicos estilingue, peões, bolinhas de gude que reuniam crianças em diferentes gerações também integram a coleção. 

“Quando finalizei o cenário, sobrou um espaço na casa da ‘Bruxa do 71’ que eu não sabia ao certo o que iria fazer. No início, seguimos a ideia de nossa primeira hóspede, Rosana, que era fazer um espaço para vender lembranças da Gamboa. Mas, em um passeio em Pomerode acabei visitando o Museu do Brinquedo e pensei que ficaria legal trazer minha coleção particular e colocar na casa da Dona Clotilde. A entrada hoje para visitar o Museu é exclusiva para hospedes ou por agendamento, e não estou cobrando visitação no momento”, informa.

Para saber mais detalhes sobre o Recanto La Ballena e agendar visita ou hospedagem, basta acessar o Instagram @recantolaballena e fazer contato pelo Direct ou telefone/WhatsApp (48) 99108-2850 ou 99102 0115. 


A ideia de remontar a Vila do Chaves na pousada

Thiago conta que ideia de transformar a garagem no cenário da Vila do Chaves aconteceu por acaso. 

“Foi meio que ‘sem querer querendo’. Pesquisava no Google alguns itens de decoração para pousada e me deparei com os personagens da Vila do Chaves em resina. Nesse momento acabei lembrando de quando chegava da escola para assistir o Chaves e acabou despertando uma memória dos episódios.  Direcionei as pesquisas e acabei chegando em imagens da Vila. Logo associei com as características do espaço da garagem e fui fazer as
medidas”, lembra.
“Fiz várias pesquisas para encontrar o cenário ideal, pois a vila passou por várias mudanças ao longo dos episódios. Coloquei todas as medidas no papel e a ideia ficou adormecida por dois anos. Como, à época, tinha comprado o boneco do Quico e do Chaves feitos em resina e coloquei-os na decoração da pousada, sempre que olhava para eles lembrava da Vila. Até que, no início desse ano, resolvi colocar a ideia em prática.


Parte social Recanto La Ballena, que tem vista para o mar


Visita do seu Barriga e Live no Instagram no maior perfil de fãs do Chaves, para apresentar a Vila  

Perguntado se já teria passado por sua cabeça receber em sua Vila a visita de um dos atores do programa, já que muitos deles vêm com frequência ao Brasil, Thiago brinca com a possibilidade e afirma que seria um prazer imenso. Ele revela que seu feito, graças à internet, já ultrapassa barreiras e até chamou à atenção de um dos maiores fãs e entusiastas do Chaves, administrador do Perfil Oficial em homenagem ao universo mágico criado por Roberto Gómez Bolaños "Chespirito”, pelo qual foi convidado para participar de uma Live de entrevista, neste sábado, dia 13, por volta das 16 horas, pelo @prasemprechespirito.

"Tudo ainda é muito recente, mas lógico que seria um enorme prazer receber alguém do elenco do Chaves, como o Quico, a Chiquinha ou até quem sabe o seu Barriga para cobrar os 14 meses de aluguel que o seu Madruga me deve”, afirma aos risos.
“Recebi o contato de um dos maiores fãs do Chaves e dono do Instagram @prasemprechespirito, que tem quase 80 mil seguidores. Além do convite para a Live, onde irei mostrar ao vivo a Vila aos fãs do seriado, ele elogiou muito o trabalho da réplica e a riqueza de detalhes. Isso para mim foi uma grande satisfação, receber esse comentário de alguém que conheça o Chaves como ninguém”, finaliza Thiago.


Elenco estrelou Chaves, um dos seriados mais cultuados do planeto
Osni dando uma de seu Madruga, em frente à casa do desempregado




    Palavras-chave
  • Garopaba
  • Gamboa
  • praia
  • Recanto La Ballena
  • Chaves
  • Vila do Chaves
  • pousada
  • réplica
  • turismo
  • Thiago Nascimento Oliveira
  • live
  • Chispirito
  • museu
  • brinquedos
  • antigos
  • temática
  • Tweet

As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 9 9115.3099
Inbox no Facebook

portalahora@gmail.com

Localização

Imbituba - SC Brasil